Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
pesquisar neste blog
posts recentes

WEBQUEST - Uma ferramenta para as Aprendizagens

Trabalho de avaliação de recursos educativos

Simulação- Le Châtelier's Principle

Trabalho Final - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação cont...

Avaliaçao de recursos multimédia

Avaliação recurso para QI "Vogais iguais, sons iguais"

Trabalho de avaliação de recuros educativos

Plano de Trabalho - "Vogais iguais, Sons Iguais" - Versão Finalíssima

APME - Trabalho Final

Avaliação do recurso "Resolução de Problemas Geométricos usando a Heurística de Pólya"

arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 20 de Julho de 2011
Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação contínua

 

 Olé a todos  

Em anexo apresento aqui o trabalho elaborado pelo grupo do mestrado em ens. de Biologia e Geologia - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação contínua. Agradecia que a professora logo que pudesse nos desse feedback.

Bom trabalho para todos…

Ana e Bruna

 

Avaliacao_das_potencialidades_da_plataforma_PBworks_como_meio_de_uma_avaliacao_continua..pdf

 


tags: , ,

publicado por anavieira às 20:59

editado por mjoao em 25/07/2011 às 15:52

1

De mjoao a 26 de Julho de 2011 às 18:55
Deixo ficar feedback global sobre o relatório. Ontem comecei a comentar directamente o documento Word (que me enviaram por email) mas acabei por abandonar essa via, dada a extensão do documento e o relatório, a meu ver, precisar de uma reformulação apreciável (nomeadamente porque está demasiado longo). Nos parágrafos seguintes deixo algumas orientações a ter em conta. A consulta dos trabalhos já disponibilizados, dos comentários que já fiz (a dois dos relatórios) e dos critérios e indicadores a utilizar para classificar os relatórios (no blog da UC) certamente ajudará a perceber que alterações têm de efectuar, para melhorar o relatório.
Apesar do trabalho ter características próprias, o documento disponibilizado não me parece contemplar com clareza e de forma fundamentada as indicações que disponibilizadas no blog da UC (mensagem de dia 3 de Maio - http://lae.blogs.ua.sapo.pt/9005.html). Sendo a finalidade do trabalho avaliar as potencialidades de uma wiki ao nível da avaliação contínua dos alunos, com base em que critérios e indicadores fazem essa avaliação? O termo critério só é usado, a meu ver incorrectamente, numa página “O critério utilizado neste estudo foi a utilização da plataforma PBworks como meio de uma avaliação contínua, pois esta plataforma permite diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação e também utilizar a avaliação como meio e não como fim para o ensino.” (p. 4) e nunca usam o termo indicador. O que entendem por avaliação contínua? É avaliação contínua de quê? O que diz a literatura no que respeita à utilização das wikis com essa finalidade? Consultando as actividades, em particular as indicações relativas à avaliação, penso que o que foi feito se prende mais com classificação contínua e transparente (dadas as indicações dos elementos a contemplar no desenvolvimento dos trabalhos e respectiva classificação).
Relativamente aos intervenientes, penso que não se justifica, no contexto da UC, fazer uma descrição tão detalhada dos participantes, nomeadamente no que respeita à utilização do computador e da Internet. Quanto ao uso de wiki faz sentido se essa caracterização for cruzada com os resultados. Passando aos resultados, parece-me que o que descrevem é a forma como globalmente a wiki foi usada, o que alonga demasiado o relatório. Da leitura que vão fazendo da análise do histórico (quantitativo) das contribuições efectuadas pelos alunos e pelos professores, penso que o que se pode concluir é que sem a presença do professor, os alunos não desenvolvem as actividades de forma contínua (porquê? Qual a relação com a finalidade do trabalho?). As conclusões têm afirmações que me parecem sem fundamentação.
É tudo por agora! Toca a reformular o trabalho (até dia 5 de Agosto ainda venho à univ). Desculpem não ter dado feedback antes mas não foi de todo possível. Se precisarem de ajuda, mandem um email para marcar encontro (mais para o final da semana).


Comentar post

mais sobre os autores deste blog
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

ligações