Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
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Trabalho final- Avaliação da simulação Le Châtelier's Principle

Boa tarde.

Em anexo coloco a versão final do trabalho - Avaliação da simulaçãso Le Châtelier's Principle.

Trabalho_apme_simulacao_chatelier.pdf

Sandra-13853

Boas Férias


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publicado por a13853 às 18:57

editado por mjoao em 25/07/2011 às 15:50

1

De mjoao a 25 de Julho de 2011 às 16:36
O relatório, que tem uma estrutura adequada ao trabalho proposto, precisa de alguns ajustes, que indico seguidamente.
1 – No que respeita às normas de citação, convém consultar sítios da Internet sobre as normas APA e respeitá-las. A título de exemplos, a lista de referências não tem uma apresentação coerente, existem referências na lista que não tem no texto e vice-versa . Veja também como deve fazer citação dos autores no texto, p.ex ., quando usa as palavras dos autores, estas devem estar entre aspas e indicar a página onde se encontra a citação no documento consultado. Faz alusão à literatura da especialidade, nalgumas frases, sem indicar os autores.
2 – No que respeita à escrita, embora seja discutível, na conjugação dos verbos, deve usar a primeira pessoa do plural ou o impessoal. Tem frases muito longas e o texto devia ser revisto (mais do ponto de vista de construção do discurso, sobretudo nas secções iniciais). A apresentação dos resultados está mais conseguida mas devia numerar as figuras e referi-las no texto.
3 – Nem todas as opções são justificadas com base na literatura da especialidade, nomeadamente a função do estudo (é avaliação ou análise) ou a opção pelo inquérito por questionário. Na literatura sobre metodologias de investigação em educação, o inquérito por questionário é o instrumento adequado quando se pretende recolher dados de forma célere (ver Carmo e Ferreira, 1998). No entanto, tem desvantagens, que importa conhecer para poder tecer considerações sobre as limitações do seu estudo (para além do pequeno número de respondentes).
4 – Como já tinha tido possibilidade de referir o instrumento foi desenvolvido especificando os critérios mas não os indicadores. As respostas obtidas são assim mais subjectivas. Devia reflectir sobre este aspecto nas conclusões. Querendo estudar a usabilidade junto de alunos, terá de repensar o instrumento. Que alterações faria? Pense em dois ou três exemplos.
5 – Na parte em que faz um apanhado dos resultados devia ir para além da descrição e apresentar propostas susceptíveis de melhorar o recurso ou ao explorá-lo o que fazer para minorar os “problemas” que a simulação apresenta (a análise pedagógica tem essa finalidade).

CARMO, H. e FERREIRA, M. (1998). Metodologia da investigação: guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.


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