Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
pesquisar neste blog
posts recentes

WEBQUEST - Uma ferramenta para as Aprendizagens

Trabalho de avaliação de recursos educativos

Simulação- Le Châtelier's Principle

Trabalho Final - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação cont...

Avaliaçao de recursos multimédia

Avaliação recurso para QI "Vogais iguais, sons iguais"

Trabalho de avaliação de recuros educativos

Plano de Trabalho - "Vogais iguais, Sons Iguais" - Versão Finalíssima

APME - Trabalho Final

Avaliação do recurso "Resolução de Problemas Geométricos usando a Heurística de Pólya"

arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010
Tabela de critérios para avaliar a qualidade de recursos educativos para QI

Na última aula de LAE, dia 2 de Novembro,  definimos alguns critérios para avaliar a qualidade de recursos educativos para QI.

Conforme o combinado aqui fica a tabela que resume as conclusões do debate.

  

Parâmetros

Critérios

Conteúdos

ü Rigor científico dos conteúdos;

üTemas abordados articulados com orientações curriculares;

ü Adequação da linguagem ao ano de escolaridade;

Actividade

ü Sequência das actividades/conteúdos adequada;

ü Grau de dificuldade adequado ao ano de escolaridade;

ü Interactividade – aluno tem papel activo;

ü Eficácia em termos de aprendizagem;

Design / Aspectos gráficos

ü Apelativo para o grupo alvo: Cores apelativas;

ü Integração de vários formatos (texto, imagem, som, vídeo…);

ü Os formatos integrados complementam-se, ou seja, não apresentam informação redundante;

ü Consistência do design;

Usabilidade

ü Facilidade de utilização/ (se é intuitivo);

ü Inclui orientações de utilização;

Aplicabilidade 

ü  Utilidade/aplicabilidade em contexto de aula;

Mais valias / Inovação (?)

ü Recursos do QI explorados com pertinência.

 
 

Actualizado em 13.12.2010

Estive a reformular a tabela de acordo com as sugestões dos colegas e as orientações da professora Maria João. Assinalei as alterações a cor diferente.



publicado por andreiamfigueiredo às 11:47

6

De mjoao a 8 de Novembro de 2010 às 15:13
Obrigada Andreia pelo contributo. Pedia aos colegas que revissem a tabela tendo em conta as vossas notas.
Façam as alterações que considerarem pertinentes e registem-nas , deixando um comentário. Bom trabalho!


De artur-gomes a 9 de Novembro de 2010 às 14:06
Obrigado andreia por colocares online o quadro síntese. Comparei com as minhas notas e está igual, não tenho qualquer reparo a fazer!

Cumprimentos e até logo


De catarinaaazinhaga a 12 de Novembro de 2010 às 00:25
Deveríamos acrescentar nos conteúdos: Rigor na linguagem, em termos de ano de escolaridade/idade dos alunos


De mjoao a 15 de Novembro de 2010 às 11:10
Viva!
Sugiro que a formulação do novo critério seja “Adequação da linguagem ao ano de escolaridade”. Além disso, parece-me que no que respeita aos aspectos gráficos os critérios “Integração de vários formatos que se complementam (texto, imagem, som, vídeo)” e “Vários formatos (texto, imagem, som, vídeo) complementam-se e não são redundantes” não são muito diferentes. Talvez fique melhor: “Integração de vários formatos (texto, imagem, som, vídeo…)”, em que o critério é existência de integração dos formatos, e “Os formatos integrados complementam-se, ou seja, não apresentam informação redundante”.
Venham mais sugestões!
Continuação de bom trabalho.


De andreiamfigueiredo a 21 de Novembro de 2010 às 23:44
Boas!

Alterei a tabela inicial de acordo com sugestões e tenho algumas sugestões a fazer também.
Onde diz “Área/tipo articulada com as orientações curriculares”, sugiro “Temas abordados articulados com orientações curriculares”.
Devíamos também referir a importância da existência de exercícios com feedback da actividade realizada pelo aluno, de forma a reforçar a aprendizagem. Como é o caso dos recipientes dos metais e não-metais, se a resposta dada pelo aluno for incorrecta o objecto não fica no recipiente e volta à posição inicial. Não sei é se esta parte já está contemplada no tópico “Interactividade – o aluno tem papel activo”.
Na parte da aplicabilidade, sugiro colocar “Utilidade/aplicabilidade em contexto de aula”.
Aguardo o parecer da professora para escrever estas sugestões na tabela.


De mjoao a 30 de Novembro de 2010 às 19:17
Olá!
Penso que as sugestões da Andreia fazem todo o sentido. Gostaria era que fossem propostas outras agora que já estão mais familiarizados com as potencialidades dos QI e software associado. Venham elas!


Comentar post

mais sobre os autores deste blog
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

ligações