Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
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Domingo, 7 de Novembro de 2010
Recursos educativos para QI - Análise do grupo de Matemática

 Após a análise individual dos recursos escolhidos, o grupo de Matemática fez uma análise colectiva de cada um dos recursos, tendo em conta os seguintes critérios:

C1 - Rigor na linguagem, em termos de ano de escolaridade/idade dos alunos;

C2 - Rigor científico dos conteúdos abordados;

C3 - Estrutura e organização do recurso apropriados;

C4 - Adequação das estratégias de ensino/aprendizagem aos conteúdos programáticos   tratados;

C5 - Promoção da interacção, debate e participação dos alunos na aula.

 

Passemos agora à análise de cada um dos recursos escolhidos:

 

Recurso MAU

Título: Casos notáveis

Autor: Raquel Guerra

Nível de ensino: 3ºCiclo - 8ºAno

 

Iniciámos a nossa análise com o “mau” recurso. Este foi seleccionado porque saltou à vista os erros científicos nas soluções de algumas questões de escolha múltipla. 

A estrutura e organização do recurso no que se refere à decomposição dos casos notáveis não é a mais apropriada. Não é feita nenhuma referência ao tema tratado na primeira página do recurso.

O recurso não promove a interacção, pois a abordagem dos conteúdos não é explícita.

A apresentação geométrica apresentada no recurso não teve a exploração mais adequada.

A abordagem apresentada não contempla de modo explícito os três casos notáveis.

 

Recurso MÉDIO

Título: Trigonometria 9ºAno

Autor: António Varela

Nível de Ensino: 3ºCiclo - 9ºAno

 

Prosseguimos a nossa análise com o recurso considerado “ médio”. É um recurso que apresenta correcção, rigor científico e adequação das estratégias de ensino/aprendizagem aos conteúdos programáticos tratados. É um recurso que promove a interacção, o debate e a participação dos alunos na aula, mas que poderia ter mais alguma informação no “ painel notas de página”. 

Na segunda página existe demasiada informação, tornando a sua leitura e compreensão tarefas difíceis.

Na parte prática, mais concretamente no último exercício prático, o aluno deve responder uma pergunta de escolha múltipla. Ao responder a essa pergunta, se a resposta for errada é emitido um grito muito agudo e irritante, se a resposta for a correcta aparece apenas uma mensagem escrita. Achamos que o reforço positivo, no caso da resposta ser acertada, devia ser maior.

A estrutura e organização do recurso são apropriados a este nível de ensino ( 9º ano), mas achamos um pouco infantil, a colocação do Pato Donald, tendo em conta a faixa etária a que se destina.

 

 Recurso BOM

Título: Números primos e compostos

Autor: Carolina Campos

Nível de Ensino: 3º Ciclo / 7ºAno

 

Concluímos a nossa análise com o recurso considerado “bom”. A estrutura e organização do recurso no que se refere à explicação dos múltiplos e divisores é apropriada, tal como os critérios de divisibilidade. A abordagem dos conteúdos é explícita e o recurso promove a interacção e o debate na aula. A apresentação e linguagem utilizadas no recurso está adequada à idade e ano de escolaridade do público alvo.

A abordagem apresentada contempla o crivo de Eratóstenes, um vídeo e várias actividades apropriadas, o que enriquece muito o recurso.

Outra questão fundamentar é que o recurso não apresenta erros científicos.

 

 

Em jeito de síntese, deixamos aqui uma tabela que se segue.

 

 

Recurso qi
Critérios

Mau

Médio

Bom

Global

Título:

Casos notáveis

Nível de ensino:

3ºCiclo: 8ºAno

Autor:

Raquel Guerra

Ligar ao recurso

C1 - Rigor na linguagem, em termos de ano de escolaridade/ idade dos alunos;

 
X
 
Mau

C2 - Rigor científico dos conteúdos abordados;

X
 
 

C3 - Estrutura e organização do recurso apropriados;

X
 
 

C4 - Adequação das estratégias de ensino/aprendizagem aos conteúdos programáticos tratados;

X
 
 

C5 - Promoção da interacção, debate e participação dos alunos na aula.

X
 
 
 
 
 
 
 
 

Título:

Trigonometria  9ºAno

Nível de Ensino:

3ºCiclo: 9ºAno

Autor:

António Varela

Ligar ao recurso

C1 - Rigor na linguagem, em termos de ano de escolaridade/ idade dos alunos;

 
X
 
Médio

C2 - Rigor científico dos conteúdos abordados;

 
 
X

C3 - Estrutura e organização do recurso apropriados;

X
 
 

C4 - Adequação das estratégias de ensino/aprendizagem aos conteúdos programáticos tratados;

 
 
X

C5 - Promoção da interacção, debate e participação dos alunos na aula.

 
X
 
 
 
 
 
 
 

Título:

Números primos e compostos

Nível de Ensino:

3º Ciclo: 7ºAno

Autor:

Carolina Campos

Ligar ao recurso

C1 - Rigor na linguagem, em termos de ano de escolaridade/ idade dos alunos;

 
 
X
Bom

C2 - Rigor científico dos conteúdos abordados;

 
 
X

C3 - Estrutura e organização do recurso apropriados;

 
 
X

C4 - Adequação das estratégias de ensino/aprendizagem aos conteúdos programáticos tratados;

 
 
X

C5 - Promoção da interacção, debate e participação dos alunos na aula.

 
 
X

 

  

 


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publicado por andreiamfigueiredo às 00:11

1

De mjoao a 8 de Novembro de 2010 às 15:34
Deviam introduzir tags nas vossas mensagens.
Do vosso registo, depreende-se que conseguiram fazer a análise sem se guiarem pela síntese da aula de dia 2, portanto, tendo em conta a vossa experiência. Muito bem! Só assim será possível averiguar se a unidade curricular contribuiu para o desenvolvimento de competências ao nível da análise de recursos para QI .
Bom trabalho!


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