Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
pesquisar neste blog
posts recentes

WEBQUEST - Uma ferramenta para as Aprendizagens

Trabalho de avaliação de recursos educativos

Simulação- Le Châtelier's Principle

Trabalho Final - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação cont...

Avaliaçao de recursos multimédia

Avaliação recurso para QI "Vogais iguais, sons iguais"

Trabalho de avaliação de recuros educativos

Plano de Trabalho - "Vogais iguais, Sons Iguais" - Versão Finalíssima

APME - Trabalho Final

Avaliação do recurso "Resolução de Problemas Geométricos usando a Heurística de Pólya"

arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2010
Guião para o Flipchart "Algoritmia"

Cara professora Maria João e caros colegas da disciplina de Linguagens de Autoria em educação.

O grupo de colegas António Ferreira e Luís Pereira, apresenta a sua proposta de Guião  para a produção de um flipchart sobre Algoritmia. O guião poderá vir a sofrer alguns ajustamentos, pelo que aconselhamos a sua consulta futuramente. 

 

guiao_flipchart(1).pdf 

Actualizado em 30/12/2010.

Boas festas.

 


tags: , , ,

publicado por antoniomferreira às 02:44

editado por mjoao em 02/02/2011 às 18:45

1

De mjoao a 2 de Fevereiro de 2011 às 13:29
Viva!
Deixo ficar como prometido, o feedback da colaboradora externa (Fátima Pais).
> A secção “justificação” apresenta alguns elementos muito interessantes e bem contextualizados. A fragilidade apontada é a não justificação da selecção dos conteúdos curriculares na presente proposta (porquê estes e não outro?)
> A formulação da finalidade do flipchart está clara e bem formulada.
> Os pré-requisitos poderiam estar mais detalhados nomeadamente a nível das estruturas de controlo condicionais.
> Análise “Descrição da(s) tarefa(s) e definição dos respectivos objectivos e Estrutura do flipchart”
(i) a escrita deveria ser mais cuidada no sentido de eliminar algumas gralhas;
(ii) Não existe a definição dos tempos lectivos destinados à exploração deste flipchart.
(iii) Verifica-se a ausência de referências às fontes utilizadas.
(iv) Do ponto de vista científico, a abordagem é clara e correcta, primando pelo rigor quer na terminologia usada quer nas dinâmicas dos momentos previstos.
(v) Do ponto de vista pedagógico, porém, podem ser tecidas algumas considerações:
a) A estratégia de partir do jogo jogado, como introdução ao tema, é muito interessante e promove dinâmicas que, se bem exploradas (como é referido), fornecem um bom enquadramento.
b) Em termos de exploração das potencialidades dos QIM, ou seja, como ferramenta, considera-se que as propostas de actividades estão adequadas demonstrando inequivocamente domínio. Regista-se o recurso das ajudas em contexto (utilização da lupa).
c) Como pré-requisito foi identificado o conhecimento do Português Estruturado. No entanto no ponto 9 da forma como está formulado parece que este conceito é neste momento introduzido.
d) As actividades propostas são ricas e significativas sendo clara forma como algumas actividades vão ser dinamizadas. Poderiam no entanto ser mais abundantes, validando conhecimentos/competências.
e) A passagem do algoritmo para o pascal é algo abrupta e solicitada num momento em que não foram explicitadas as características deste tipo de dados em pascal. É um salto demasiado grande: a introdução de matrizes implicam a passagem de dados simples para dados estruturados e este item deveria merecer algum tratamento mais aprofundado.
> Conclusão
(i) As conclusões são algo pobres quer a nível da avaliação do recurso bem como a nível de uma análise introspectiva de processo.
> Bibliografia
(i) A bibliografia usada apesar de parca e pouco diversificada está adequada ao tema;
(ii) Não se verifica o estrito cumprimento das normas APA.
(iii) Existem referências no texto que não estão na bibliografia.


Comentar post

mais sobre os autores deste blog
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

ligações