Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
pesquisar neste blog
posts recentes

WEBQUEST - Uma ferramenta para as Aprendizagens

Trabalho de avaliação de recursos educativos

Simulação- Le Châtelier's Principle

Trabalho Final - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação cont...

Avaliaçao de recursos multimédia

Avaliação recurso para QI "Vogais iguais, sons iguais"

Trabalho de avaliação de recuros educativos

Plano de Trabalho - "Vogais iguais, Sons Iguais" - Versão Finalíssima

APME - Trabalho Final

Avaliação do recurso "Resolução de Problemas Geométricos usando a Heurística de Pólya"

arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011
ticEduca 2010 - Formação de professores de ciências sobre Quadros Interactivos em regime de bLearning

 Formação de professores de ciências sobre Quadros Interactivos em regime de bLearning
RUTE FOLHAS | rutefolhas@gmail.com 
Escola Secundária com 3.º ciclo da Mealhada
LÚCIA POMBO | lpombo@ua.pt 
Universidade de Aveiro
MARIA JOÃO LOUREIRO | mjoao@ua.pt 
Universidade de Aveiro

Resumo
Este artigo insere-se num estudo de caso em que se fez a exploração/adopção de estratégias de formação em Quadros Interactivos de docentes das áreas disciplinares de ciências (Biologia e Geologia, Matemática e Física e Química). A formação foi realizada em regime de bLearning, numa Escola Secundária com 3º Ciclo. Teve como objectivos incentivar a utilização dos Quadros Interactivos no desenvolvimento de competências transversais e específicas dessas áreas disciplinares e contribuir para a definição de estratégias conducentes a uma utilização apropriada, inovadora e eficaz destes equipamentos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem. Tratando-se de um estudo de caso, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, como a observação ou o inquérito por questionário, antes, durante e após a implementação da formação para recolher informação sobre os conhecimentos e competências dos formandos na utilização dos Quadros Interactivos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação em contexto de sala de aula. De uma forma geral, os resultados indicam que a formação foi uma mais-valia, pois permitiu aos docentes adquirir competências de utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação, nomeadamente no que concerne o uso apropriado do Quadro Interactivo.

artigo

 

Bom trabalho!

Luís Pereira


tags: , , ,

publicado por luispereira às 20:35

editado por mjoao em 09/03/2011 às 14:36

mais sobre os autores deste blog
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

ligações