Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
pesquisar neste blog
posts recentes

WEBQUEST - Uma ferramenta para as Aprendizagens

Trabalho de avaliação de recursos educativos

Simulação- Le Châtelier's Principle

Trabalho Final - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação cont...

Avaliaçao de recursos multimédia

Avaliação recurso para QI "Vogais iguais, sons iguais"

Trabalho de avaliação de recuros educativos

Plano de Trabalho - "Vogais iguais, Sons Iguais" - Versão Finalíssima

APME - Trabalho Final

Avaliação do recurso "Resolução de Problemas Geométricos usando a Heurística de Pólya"

arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 9 de Março de 2011
Calendário para quem não fez Linguagens de Autoria em Educação (LAE)

Viva!

Temos novos elementos no grupo (como já tinha referido). Trata-se de alunos inscritos em Mestrados em Ensino de ... (FQ, MAT...), que são profissionalizantes, e que estão a fazer em simultâneo Prática de Ensino Supervisionada e Seminário de Investigação. Tendo em vista potenciar o trabalho a desenvolver nas várias unidades curriculares para o Relatório (equivalente à dissertação) que têm de desenvolver e defender em prova pública, fiz duas propostas de trabalho:

1 – Fazer análise de recursos multimédia (para QI, “applets”, simulações…) para um tópico à escolha, trabalho semelhante ao efectuado pelos alunos do Mestrado em Multimédia em Educação (pré-Bolonha). Mais logo disponibilizo outros exemplos, para além dos enviados. Pode passar ou não pelo envolvimento de peritos, de outros professores ou de alunos, e centrar-se num aspecto específico (tipo de interactividade entre o utilizador e os recursos, feedback fornecido pelos recursos, envolvimento dos alunos, que devem ter um papel activo, usabilidade...) ou ser mais global.

2 – Seleccionar um recurso informático (que pode ter sido desenvolvido com fins educativos ou não, como o blog ou as ferramentas do Google Doc), usar em sala de aula e avaliar o impacto (nas aprendizagens, ao nível da interacção entre os alunos e estes e o professor, no desenvolvimento de competências transversais, como a colaboração ou aprender a aprender, etc.).

Alguns grupos já estão formados (caso dos de FQ), outros estão em negociação, e encontram-se a definir o que pretendem fazer (até ao final desta semana, dia 11). A planificação do trabalho (alguns podem já ter avançado mais) será apresentada no final do mês Terão de apresentar:

- o tipo de trabalho, ver acima;

- os objectivos do trabalho;

- o(s) recursos a analisar/avaliar;

- a metodologia – dados a recolher e instrumentos a usar.

Qualquer dúvida ou comentário são bem vindos. Bom trabalho!

MJL


tags: , ,

publicado por mjoao às 18:27

mais sobre os autores deste blog
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

ligações