Blog da UC de Linguagens de Autoria em Educação, do Mestrado em Didáctica, especialidade Tecnologia Educativa da U.Aveiro - 2010/11, 1º semestre
pesquisar neste blog
posts recentes

WEBQUEST - Uma ferramenta para as Aprendizagens

Trabalho de avaliação de recursos educativos

Simulação- Le Châtelier's Principle

Trabalho Final - Avaliação das potencialidades da plataforma PBworks como meio de uma avaliação cont...

Avaliaçao de recursos multimédia

Avaliação recurso para QI "Vogais iguais, sons iguais"

Trabalho de avaliação de recuros educativos

Plano de Trabalho - "Vogais iguais, Sons Iguais" - Versão Finalíssima

APME - Trabalho Final

Avaliação do recurso "Resolução de Problemas Geométricos usando a Heurística de Pólya"

arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

participar

participe neste blog

Terça-feira, 3 de Maio de 2011
Síntese das últimas sessões

Depois de algum tempo de silêncio, cá estamos para registar o desenvolvimento do trabalho.

Apesar de termos dois grupos distintos, depois de apresentados os flipcharts que foram elaborados pelos mestrandos que fizeram a UC de Linguagens de Autoria em Educação e de disponibilizada alguma literatura, os grupos estão na fase de definição dos planos de trabalho, que serão apresentados no dia 18 de Maio. Tendo em vista ajudar a estruturar o trabalho, deixo indicação dos elementos a especificar:

Do ponto de situação feito na aula anterior (27/4), parece que muitos dos grupos vão para questões de avaliação relacionadas com a usabilidade de diferentes tipos de software educativo. Como se depreende dos artigos cujas ligações deixo seguidamente, a usabilidade pode ser analisada usando vários tipos de instrumentos: questionários; entrevistas; observação e/ou registo automático da utilização.

Quanto a questionários de usabilidade, existem vários disponíveis na Web. Avaliar a usabilidade, usando um questionário, implica recolher as opiniões dos utilizadores (alunos ou professores, mas também pode envolver peritos) sobre a facilidade de utilização, a satisfação do utilizador, bem como a eficácia e eficiência do recurso informático ao nível da aprendizagem.

Espero que a informação vos seja útil. Qualquer dúvida contactem! Bom Trabalho!

MJL

 

Testes de Usabilidade: exigência supérflua ou necessidade?

http://www.lits.dei.uminho.pt/tu.pdf

Um exemplo de um questionário que pode ser adaptado a vários contextos - Computer System Usability Questionnaire

http://oldwww.acm.org/perlman/question.cgi?form=CSUQ

Computer Manipulatives in an Ordinary Differential Equations Course: Development, Implementation, and Assessment

http://dedekind.mit.edu/~hrm/papers/cet-published.pdf

Non-Expert Construction of Customized Embedded Systems to Enhance STEM Curricula

http://www.cs.virginia.edu/~sigbed/archives/2009-01/j-8-wese-journal-p14-lysecky.pdf

Measuring satisfaction: Beyond the usability questionnaire

http://www.userfocus.co.uk/articles/satisfaction.html

The effects of a web-based learning environment on student motivation in a high school earth science course

http://www.fp.ucalgary.ca/maclachlan/EDER_679.06_Fall_2009/Student_Motivation_WebLE.pdf


tags: , , , , ,

publicado por mjoao às 13:18

mais sobre os autores deste blog
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

ligações